



El Festival
Yabá Filmes realiza un Festival Internacional de Cine en el Litoral Occidental de Maranhão, con la perspectiva de contribuir a la promoción y disfrute de los sectores cultural, artístico y turístico de la región, con enfoque en la economía creativa, sobretodo en el "Polo Floresta dos Guarás", considerando el potencial escenario cinematográfico de esta región del litoral del Estado de Maranhão. Comenzando en Cururupu-MA, un portal de encanterías en la costa atlántica brasileña. En su 1er edición, forma alianzas con festivales de Colombia y Portugal, acercando películas y paneles que contribuyen al desarrollo del sector en la ciudad anfitriona.
¡En esta esta edición vamos a hablar de Memorias e Identidad! Tenemos mucha historia para compartir, especialmente de nuestros pueblos tradicionales. Ven a contar la tuya y conocer la nuestra de cerca.





Cururupu

Cururupu es una de las puertas de entrada a la Selva de Guarás o Reentrancias Maranhenses, en la costa occidental de Maranhão. Escenario de bellezas naturales como islas, playas, bahías, manglares y escenario de manifestaciones artísticas y culturales como "bumba meu boi costa de mão" y pandereta de criollo, además de una rica gastronomía con énfasis en pescados y camarones. La ciudad también conserva historias y leyendas como el toro encantado de la Isla de Lençóis y el pequi de la mulata, que marcan la memoria de los residentes de cururupu, y marcarán la tuya también.
Dos de nuestras muestras fueron diseñadas exclusivamente para los residentes de Cururupu y de las ciudades que componen el "Polo Floresta dos Guarás", conocedores y hacedores de cultura, quienes contarán sus historias en películas, con los ojos de quienes viven hoy en la ciudad, y que todavia guardan la memoria de su pasado.
Socios




.png)





Invitado de Honor
Tío Clems
Clementino Junior es cineasta, educador audiovisual y ambiental, doctor y maestro en educación, investigador del GEASur y fundador de CAN - Cineclube Atlântico Negro y CineGEASur, cineclubes enfocados en el protagonismo y la autoría negros y en las luchas ambientales y de derechos humanos. Realizó 29 películas, dos largometrajes documentales y 27 cortometrajes de diferentes géneros e idiomas.





Planetário Móvel
Com 7 metros de largura e 4 metros de altura, o Planetário móvel do Governo do Estado do Maranhão proporciona uma experiência imersiva sobre o Sistema Solar e seus astros. A iniciativa desperta o interesse pelo conhecimento do Universo entre estudantes, educadores, crianças, jovens e adultos em geral. Vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, o planetário é um dos raros equipamentos móveis dessa natureza em operação no Maranhão.
A Secretaria apoia o nosso festival, que este ano propõe, também, uma abordagem científica sobre a criação do mundo, promovendo reflexões e conexões entre arte, ciência e cultura.

Produção de relógios solares com rochas de seixo branco com o objetivo de orientar-se com os pontos cardeais e compreender como os povos tradicionais sabiam o início das estações apenas usando megálitos (pedras alinhadas com os astros). Oficina de astrofotografia, com observação do céu noturno nas dunas. O observatório solar será também utilizado para compor as astrofotografias durante a oficina, além de paisagens e rochas em composição com o céu noturno.

Felipe Sérvulo

Felipe Sérvulo Maciel Costa é formado em Física (UEPB), com especialização em ensino de astronomia (Universidade Cruzeiro do Sul), especialização em meio ambiente, sustentabilidade e energias renováveis pela Mondragon University (País Basco) e Mestrado em Cosmologia (UFCG). É membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). Fundador do projeto de divulgação científica e popularização da astronomia "Mistérios do Universo". É multi artista visual, com enfoque em trabalhos multidisciplinares envolvendo xilogravura, escultura, pintura, cordel, desenho, arte digital e literatura voltadas à divulgação científica, educação, arte, história e cultura. Participou da criação da arte de capa de 6 livros. Como cientista cidadão, participou da descoberta de 1 supernova e 14 transientes astronômicos através do projeto Supernova Hunters (Zooniverse) e da descoberta de 4 asteroides provisórios através do projeto IASC da NASA. Vencedor do prêmio mestres da Educação 2019-2024. Vencedor do Prêmio Educação em Ciências 2022.

Júlia Marques
Graduada em Física na USP, com cursos de extensão em meteorologia e astronomia. Trabalhou com oficinas de Astronomia em escola pública, e ministrou aulas de matemática e física. Participou do grupo Teoria e História dos Conhecimentos, do Instituto de Física da USP, desenvolvendo uma pesquisa em História da meteorologia no Brasil. Além de cursos de extensão em Física de Partículas e Astrofísica pela UFSC. Participa de trabalhos missionários desde 2012. Com curso de missões de férias na Jocum, atuando na Mega Trans, Impacto Sertão Jocum e há 9 anos no Contágio missionário, da Igreja Batista Boas Novas, em Sorocaba-SP.


Uma roda de contação de história à noite, na areia da praia, sobre o plano de redenção da humanidade a partir da história de Abraão, com personagem e objetos cenográficos. A observação das estrelas representando todos os povos da Terra que seriam considerados filhos de Abraão por meio da fé em Cristo.

Dividido em duas partes, o espetáculo teatral levará o público a refletir sobre a criação do mundo de uma perspectiva bíblica e científica, apresentando alguns dos episódios históricos em que fé e ciência corroboraram na construção dos processos de conhecimento acerca do universo.

Kaú Carvalho
Formado em Artes Cênicas pela CAL - Casa das Artes Laranjeiras. Residiu por cinco anos na Argentina e iniciou seus estudos teatrais no Rio de Janeiro, trabalhando em espetáculos como "Vira vira volta“ e "O Rei Lear. Atuou no filme "Alice, meu pai!", foi assistente do diretor Ole Erdmann na seleção e preparação de elenco para a série "Punga”. Representou o Brasil no México com o espetáculo "Alice - debaixo da terra mora minha mente soterrada" junto à companhia BAK - Artes Performativas. Atualmente faz parte da “Comédia Pão com Ovo” em São Luís, junto às icônicas personagens regionais Clarisse e Dijé, além de apresentar espetáculos produzidos pelo Teatro Arthur Azevedo.


Espetáculo Distração - CIA NISSI
A cerimônia de abertura do Ma Beach 2025 contará com a apresentação do espetáculo DISTRAÇÃO, da companhia NISSI.
SINOPSE
"E se o maior plano do inimigo contra você não fosse a destruição, mas a distração?
A nova montagem da Cia Nissi apresenta a história de uma jovem que herda uma fé viva, passada como um legado, como Paulo escreveu sobre Timóteo: a fé que habitou em tua avó.
Ao encontrar um misterioso baú com cartas antigas escritas pelo Amado, ela sente o chamado para uma jornada transformadora. Sua fome por essas palavras sagradas cresce, até que surge alguém fascinante. Um ilusionista. Um bobo da corte. Um mestre em distrações.
Charmoso, envolvente e cheio de truques, esse novo personagem não quer destruir… ele quer distrair. Sua missão é clara: afastar a jovem do propósito eterno, usando tudo o que for necessário para roubar sua atenção.
Com dramaturgia forte, visual impactante e inspiração em esquetes clássicas como Não Toque, essa nova produção une poesia, pantomima, efeitos visuais e trilha sonora original para confrontar o público com uma pergunta urgente:
Você ainda tem fome pelas cartas ou já foi distraído?
Prepare sua igreja para ser impactada!!!
DISTRAÇÃO é mais que uma peça. É um alerta."

Muestras
El Festival pretende contribuir al desarrollo de la educación pública y la producción cinematográfica en el litoral occidental de Maranhão, proporcionando la descentralización de este importante producto cultural. En este sentido, las Muestras Competitivos serán un gran atractivo para el público en cuestión, y para captar miradas nacionales e internacionales.
Muestra Beach Film
Cortometrajes brasileños e internacionales.
Muestra Star Beach
Largometrajes brasileños e internacionales. Vamos ehxibir especialmente películas que conversen con la temática del Festival, pero no de manera exclusiva.
Muestra Reloj de Arena
Video-minuto cururupuense.
Muestra Dunas de Sal
Cortometrajes regionales.
Muestra Dunas de Sal
Cortometrajes regionales.
Muestras
Muestra Reloj de Arena
Video-minuto cururupuense.



Curadores
Jurados

Daniela Galli
Atriz brasileira com formação em dança, música e Arquitetura e Urbanismo. Trabalhou como cenógrafa em Nova York, incluindo produções na Broadway e no Lincoln Center, e depois consolidou carreira como intérprete no teatro, cinema e televisão. Atualmente está em turnê nos Estados Unidos com o monólogo The Other Mozart, contando a trajetória da irmã de Amadeus, uma entre tantas genialidades femininas apagadas pela história. No cinema, destacou-se em Meu Amigo Hindu (Hector Babenco), O Assassino (Netflix) - pelo qual foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado - Nas Mãos de Quem Me Leva, e The American Side. Na TV, atuou em produções da Globo, Record, HBO Max, Prime Video, Disney+ e Netflix. Em 2025, estreia como Adelita Scarpa em Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, série da HBO Max dirigida por Andrucha Waddington.
Daniela vê o cinema como um modo de conhecer, ver e “transver” o mundo. Semestralmente, ministra palestra na FAU-PUCCAMP sobre sinapses e processos de criação na relação entre a sétima arte e arquitetura.

Flavia Magnani
Atriz, professora licenciada em Letras e formada pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras (RJ) e pela University of West London, na Inglaterra, construiu uma trajetória marcada por versatilidade, emoção e reconhecimento. Viveu quatro anos no Reino Unido, período em que aprimorou sua formação e participou de produções teatrais e audiovisuais. Atuou em dois curtas-metragens e três peças, recebendo dois prêmios de Melhor Atriz e Menção Honrosa por sua intensa interpretação de Ofélia, em Hamlet. Na televisão, trabalhou em produções da TV Globo, sob a direção de grandes nomes como Jayme Monjardim, e integrou o elenco da série Reis, da Record TV, como uma das esposas do Rei Davi. Sua carreira inclui ainda participações em campanhas publicitárias e no videoclipe Nunca Pare de Lutar, da cantora gospel Ludmila Ferber (Sony Music). Atualmente, Flavia se dedica à escrita de um roteiro que aborda depressão, saúde mental e a perda de sua mãe, buscando transformar sua vivência em inspiração e acolhimento para outras pessoas, guiada por sua crença no poder do cinema de emocionar e transformar vidas.

Josanna Vaz
Atriz, artista visual e performer, com mais de 20 anos de carreira no teatro, cinema e TV. Bacharel em Artes Cênicas pela UFMG, integrou a companhia Nós do Morro e estudou com mestres como Ron Stetson, Cicely Berry e Larry Moss. Como artista visual, explora a performance como meio de expressão. Co-criadora de Riven, peça destacada pela American Theatre como “a force of an actor, a powerhouse”.
_edited.jpg)
Hélton de Souza Lima
Ator, diretor e arte-educador, com DRT 0003217/DF. Diretor do Departamento de Artes de Itapevi e professor de direção na Escola Belas Artes Nissi, é licenciado em Letras, especialista em Artes Cênicas e em direção também formado em atuação pela Escola Macunaíma. Desde 2010, dirige a encenação da Paixão de Cristo em Itapevi, uma das maiores produções teatrais da região. Com passagens pela Bolívia e diversos festivais no Brasil, recebeu prêmios por direção e composição cênica. É reconhecido por seu trabalho em teatro educacional e inclusivo, atuando também em projetos formativos e festivais estudantis.

Liliana De Castro
Atriz, produtora, tradutora e adaptadora. Atuou em inúmeras novelas e peças de teatro no Brasil e nos Estados Unidos. Parte de sua trajetória também foi dedicada à colaboração com um canal de educação e ciência, com o objetivo de tornar STEM mais acessível.
Curiosa e inquieta por natureza, Liliana já viveu em diversos países e carrega consigo o espírito nômade, movida por múltiplos interesses. Seu maior fascínio está em compreender as diferentes perspectivas e facetas do ser humano — um caminho que encontrou na arte, sua principal via de exploração e expressão.
Paneles
Os painéis têm a perspectiva de incentivar a pesquisa científica e bíblica sobre a criação do mundo e a origem da vida, a produção cinematográfica, a formação de plateia, a distribuição e a difusão do cinema nacional e internacional no Litoral do Maranhão. Também buscam fortalecer a cadeia produtiva local, estimular o empreendedorismo e fomentar a economia criativa por meio de ações integradas entre educação, cultura e ciência


Troféu Pescador
O Troféu Pescador, criado pelo pescador e artesão Joilton Tobias Pereira, foi o vencedor do concurso de troféus para artesãos e artesãs de Cururupu, realizado na primeira edição do MA Beach Film Festival, em 2023.
A obra é feita de materiais como isopor, encontrado na Ilha de Caçacueira, onde vive o artesão e pescador Joilton. Utilizando outros materiais recicláveis como garrafa pet, papel e pó de serragem, o artesão dá forma ao Troféu Pescador com linha, massa e tinta colorida.



Apoio MASTER:

Patrocinadores:



Apoio:





%2010_08_00_ca954124.jpg)





.png)





Realização:
.png)


.png)
YABÁ FILMES es una empresa sociocultural que une cine, literatura y teatro en proyectos multifuncionales, basados en la búsqueda del protagonismo, el autoconocimiento, la cultura colectiva, la donación, la mirada a la diversidad y nuevos espacios integrados. Con proyectos híbridos e itinerantes, engloba todo el territorio brasileño, con perspectiva de alcance internacional.
Quienes somos

Kaú Carvalho
Director de producción

Hiago Fernandes
Comunicación visual

Milena Carvalho
Directora, Productora Ejecutiva y Coordinadora General

Iana Carvalho
Productora General

Nicole Vilela
Comunicación

Iana Carvalho
Productora General



















































